Petraeus assume comando das tropas internacionais no Afeganistão

Cerimônia de apresentação do general americano em Cabul, coincide com o feriado nacional do Dia da Independência dos EUA

EFE |

CABUL - O general americano David Petraeus assume hoje formalmente o comando das tropas internacionais no Afeganistão em cerimônia na capital Cabul, coincidindo com o feriado nacional do Dia da Independência dos Estados Unidos.

Segundo informou em comunicado a Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf), a cerimônia será presidida pelo general Egon Ramms e acontece no quartel-general da organização em Cabul.

Petraeus, que chegou na sexta-feira à capital afegã procedente de Bruxelas, substitui no cargo o general americano Stanley McChrystal, destituído em 23 de junho, após um polêmico artigo no qual criticava a administração de seu país.

O novo chefe das tropas terá autoridade tanto sobre as forças dos EUA sob comando direto de Washington como sobre as tropas da Isaf, a missão militar da Otan na qual participam cerca de 45 países.

Desde sua chegada a Cabul, Petraeus teve reuniões com diferentes oficiais afegãos e o próprio presidente, Hamid Karzai, e este sábado pronunciou um discurso privado no qual pediu unidade entre civis e militares para endireitar o rumo da guerra.

Quando chegarem os últimos reforços militares, espera-se que o contingente aliado chegue a 150 mil soldados no Afeganistão, onde a situação de segurança se deteriorou nos últimos anos e os talibãs aumentaram suas áreas de influência.

Petraeus, que tem grande prestígio nos EUA por sua estratégia contra a insurgência no Iraque, tinha assumido o Comando Central americano em outubro de 2009. Seu novo desempenho foi aprovado pelo Senado americano por unanimidade.

* Com a EFE

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG