Peter Robinson sucede Ian Paisley como chefe dos unionistas no Ulster

O Partido Unionista Democrata (DUP), a maior organização protestante da Irlanda do Norte, elegeu nesta segunda-feira como líder Peter Robinson, que assim deverá ser o próximo primeiro-ministro da província britânica em maio, em substituição ao reverendo Ian Paisley, que renunciou ao cargo.

AFP |

Peter Robinson, 59 anos e atual ministro das Finanças, ex-vice-presidente do DUP, era o único candidato e foi designado por unanimidade dos 36 deputados, voto que deve ser ratificado na quinta-feira pelo comitê executivo do partido.

Na quinta-feira passada, a Irlanda do Norte comemerou o 10º aniversário do acordo de Sexta-feira Santa, que encerrou a guerra entre católicos e protestantes.

O acordo, assinado em 10 de abril de 1998 entre os unionistas, partidários da manutenção da união da Irlanda do Norte com a Grã-Bretanha, e os republicanos, a favor da unificação da Irlanda, modificou a história da província, instaurando a paz entre inimigos históricos, depois de três décadas de enfrentamentos, que deixaram 3.000 mortos.

ame/cn/fp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG