Pessoas com sopro na carótida têm mais risco de sofrer ataque do coração

(informação embargada até as 20h01 em Brasília de hoje) Londres, 8 mai (EFE).- Pessoas com sopro na artéria carótida têm o dobro de chance de sofrer um ataque do coração e duas vezes e meia mais de morrer por causas vasculares do que as que não têm, segundo um estudo publicado hoje pela revista britânica The Lancet.

EFE |

A pesquisa, feita por especialistas do Walter Reed Army Medical Centre de Washington, nos Estados Unidos, explica que a existência deste sopro na carótida indica bloqueio e "aumenta substancialmente o risco de morte cardiovascular ou de ataque do coração".

Até agora, a existência deste 'ruído' na artéria carótida estava associada à probabilidade de sofrer uma hemorragia cerebral, mas a incerteza sobre este prognóstico levou diversas instituições a desaconselhar as auscultações sistemáticas.

No entanto, este estudo demonstra a relação entre a existência de um sopro nesta artéria e os acidentes cardiovasculares e recomenda a auscultação para selecionar os casos que precisariam de tratamento "agressivo" para atenuar o risco.

A equipe de pesquisa chegou a estas conclusões após realizar uma meta-análise de 22 estudos prévios que fizeram um acompanhamento de mais de 17 mil pacientes com sopro na carótida. EFE vmg/rb/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG