Pesquisa mostra força de Gingrich contra Romney e Obama

Levantamento mostra bom desempenho de ex-presidente da Câmara em Ohio, Flórida e Pensilvânia, Estados considerados 'cruciais'

iG São Paulo |

Uma pesquisa sobre as eleições presidenciais americanas divulgada nesta quinta-feira indica que o presidente americano, Barack Obama, terá disputas difíceis em três Estados considerados cruciais e que o pré-candidato republicano Newt Gingrich pode ser um adversário mais forte do que se pensava.

Os números vão contra a ideia de que o ex-governador de Massachussets Mitt Romney seria o único candidato republicano capaz de vencer Obama nas eleições de 2012.

De acordo com a pesquisa da Universidade Quinnipiac, Gingrich, que é ex-presidente da Câmara, teria forte desempenho nos Estados da Flórida, Ohio e Pensilvânia.

Leia também: Equipe de Romney se prepara para enfrentar Obama

Conhecidos como “swing states”, estes Estados não têm tendência partidária clara, com os eleitores se dividindo entre democratas e republicanos. Dede 1960, nenhum presidente conseguiu ser eleito sem ter vencido a disputa em pelo menos dois dos três locais.

De acordo com a pesquisa, se a eleição fosse hoje Obama perderia para qualquer um dos republicanos no Estado de Ohio. Ele teria 42% dos votos contra 43% de Romney ou Gingrich.

Na Pensilvânia, o atual presidente ganharia de qualquer um dos dois adversários. Obama teria 46% dos votos contra 43% de Romney, Se enfrentasse Gingrich, venceria por 48% a 40%.

Na Flórida, Romney venceria Obama com 45% dos votos contra 42% do atual líder, que venceria Gingrich por 46% a 44%.

“Gingrich está crescendo no momento certo, mas Romney tem a vantagem de ter arrecadado mais dinheiro e estar mais organizado, o que pode ser importante se as primárias forem longas”, afirmou o diretor-adjunto das pesquisas de Quinnipiac, Peter Brown. “Acreditava-se que Obama teria mais facilidade de derrotar Gingrich do que Romney, mas os fatos deixam essa ideia menos clara hoje.”

Na quarta-feira, uma pesquisa sobre as primárias republicanas realizada em conjunto pela rede CNN e pela revista Time mostraram que Gingrich passou Romney em vários Estados. Sua vantagem é de 13 pontos em Iowa e de 23 pontos na Carolina do Sul e na Flórida.

Com AFP

    Leia tudo sobre: eleição nos euaromneyobamagingricheuarepublicanos

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG