Pesquisas indicam vitória da oposição na Irlanda

Partido da situação admite derrota e conservadores devem assumir poder

iG São Paulo |

O partido da oposição Fine Gael (FG) vencerá as eleições gerais irlandesas realizadas na sexta-feira com 36,1% dos votos, indicam as primeiras pesquisas. O Fianna Fáil (FF), que está no poder desde 1997, terá apenas 15,1%.

AFP
Pesquisas apontam que oposição terá vitória esmagadora nas eleições na Irlanda
A líder da oposição e futura premier Enda Kenny disse à TV estatal RTE que sua primeira medida será a revisão das cláusulas mais polêmicas do plano de socorro financeiro à Irlanda, firmado no final de novembro com União Europeia (UE) e Fundo Monetário Internacional (FMI). Durante a campanha, ela prometeu exigir uma revisão para baixo das taxas "punitivas" de juros aplicadas pela UE no dinheiro concedido à Irlanda no plano de socorro.

Governo admite derrota

"Claramente não há muito apoio ao nosso partido. Aceitamos o resultado como democratas que somos", disse Brian Cowen, premier derrotado, após a divulgação de pesquisas de boca de urna que apontam uma perda de 70% das cadeiras do Fianna Fail. Segundo Cowen, hoje foi "um dia muito, muito difícil" para seu partido. 

O Fianna Fail foi duramente punido pelo eleitorado por seu apoio ao plano de resgate de 85 bilhões de euros firmado em novembro passado com a União Europeia e o Fundo Monetário Internacional (FMI). Cowen aceitou o plano contra a vontade, forçado por um déficit público que atingiu 32% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2010, mas a medida feriu o orgulho nacional do outrora "Tigre Celta". Após a crise política desencadeada pelas medidas econômicas, Cowen renunciou à liderança de seu partido e à candidatura nestas eleições.

*com informações da EFE, AFP e Reuters

    Leia tudo sobre: irlandaeleiçõespremieroposição

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG