Pesquisadores europeus identificam sintomas da andropausa

Menopausa masculina é resultado da diminuição da produção de testosterona em homens adultos

AFP |

Diferentemente da menopausa que afeta as mulheres a partir de 50 anos, a andropausa é relativamente rara, afetando apenas 2% dos homens. A maioria tem saúde fragilizada ou sofre de obesidade.

Os resultados do estudo publicado no "New England Journal of Medicine", em 17 de junho, deverão trazer novidades no que se refere aos medicamentos prescritos nas terapias com testosterona para os homens mais velhos, cuja libido registra queda.

Esses tratamentos aumentaram 400% nos Estados Unidos desde 1999, mas não em outros países desenvolvidos, segundo pesquisadores da Universidade de Manchester e da Imperial College de Londres (University College London), que mediram os níveis de testosterona de 3.369 homens, com idade entre 40 e 79 anos, em oito países europeus.

Também foram investigadas características sobre suas vidas sexuais, sua saúde física e psicológica. Entre os 32 possíveis sintomas da menopausa masculina, apenas nove foram associados com uma diminuição dos níveis de testosterona, sendo que os três mais importantes são a menor frequência das ereções matinais, dos pensamentos relacionados ao sexo e um aumento da disfunção erétil.

Os autores do estudo concluíram que a presença desses três sintomas sexuais em combinação com os baixos níveis de testosterona são suficientes para diagnosticar o hipogonadismo em homens mais velhos.

Outros sintomas não-sexuais também podem estar presentes, como a incapacidade de realizar atividades físicas vigorosas.

Os pesquisadores também determinaram sintomas psicológicos: tristeza e cansaço, todos vinculados a baixos níveis de testosterona.

    Leia tudo sobre: Andropausamenopausa masculinaqueda hormonal

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG