Pesquisador diz que ciência está preparada para pandemia de gripe

Santiago de Compostela (Espanha), 12 jun (EFE).- O pesquisador Roger David Kornberg, Prêmio Nobel de Química em 2006, afirmou hoje que a ciência está melhor preparada para enfrentar uma pandemia de gripe mortífera, mas advertiu sobre a necessidade de que os Governos disponham de mais fundos para pesquisa.

EFE |

"A ciência moderna tem capacidade para enfrentar a gripe, tanto em meios para desenvolver vacinas como remédios para curar os infectados", disse Kornberg em entrevista coletiva na Universidade de Santiago de Compostela, no norte da Espanha.

O cientista e professor da Universidade de Stanford (Califórnia, EUA) comentou que "o que limita a aplicação do conhecimento sobre esse assunto é o respaldo, principalmente dos Governos, à pesquisa básica".

Kornberg disse que "a quantidade de fundos necessária é muito pequena" para poder desenvolver vacinas e remédios suscetíveis de evitar uma catástrofe como consequência da pandemia.

Assim, assegurou que o investimento "é a chave para combater o vírus e todas as doenças".

Kornberg acrescentou que "as limitações" para melhorar a saúde pública, não só para a pandemia de gripe A, mas para doenças como o câncer e a aids, passam pela insuficiência de fundos públicos. EFE xb/ma

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG