Os telefones celulares serão a principal ferramenta de conexão à internet em 2020, ao mesmo tempo em que os sistemas de reconhecimento de voz e de tela sensível ao toque serão mais comuns, segundo uma nova pesquisa com especialistas sobre o futuro da tecnologia.

A realidade artificial e virtual também estará mais presente na vida cotidiana, de acordo com a pesquisa realizada com centenas de especialistas em tecnologia, realizado pelo Pew Internet & American Life Project, do Centro de pesquisas Pew.

Os especialistas foram convidados a calcular o papel da tecnologia no ano 2020 em uma pesquisa online realizada em parceria com a Universidade Elon, na Carolina do Norte.

"O telefone celular - agora com significativo poder informático - é a conexão à internet primária, e a única possível para grande parte das pessoas em todo o mundo, fornecendo informação de maneira portátil e com boa conexão a um preço relativamente baixo", explica a pesquisa, intitulada "O futuro da internet III".

Ao todo, 77% dos 578 especialistas consultados se consideram "em maioria de acordo" com a afirmação, enquanto 22% se disseram "majoritariamente em desacordo".

Perguntados sobre se "as interfaces de voz e tato serão tecnologias comuns em 2020", 64% disseram quem sim, 21% acham que não e 15% não responderam.

Diante da afirmação de que em 2020 "muitas vidas serão marcadas pelo uso da realidade artificial e virtual", 55% dos especialistas concordaram, contra 30% que não acreditam nisso e 15% que não responderam.

A pesquisa foi realizada entre dezembro de 2007 e março de 2008, levando em conta as respostas de 578 especialistas em internet, e os pontos de vista de outras 618 pessoas.

O resultado completo do estudo pode ser consultado no site imaginingtheinternet.org .

Leia mais sobre celular

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.