Pesquisa revela que cada vez menos americanos vêem racismo como problema

Apenas um em cada quatro americanos consideram o racismo um grande problema nos Estados Unidos, indicou uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira, um dia antes da posse do primeiro presidente negro do país.

AFP |

A sondagem realizada pelo jornal Washington Post e pela rede de televisão ABC News mostra que a porcentagem de americanos que vê o racismo como um problema essencial caiu pela metade em relação a 1996, quando 54% dos entrevistados respondeu positivamente à pergunta.

A pesquisa, no entanto, aponta que as diferenças entre a percepção de brancos e negros sobre a questão continuam no mesmo patamar. Apenas 22% dos brancos ainda acham que o racismo é um problema social, enquanto 44% dos negros acredita nisso. Em 1970, essas proporções eram de 52% para os brancos e 70% entre os negros.

A pesquisa foi realizada por telefone com 1.079 adultos entre os dias 13 e 16 de janeiro.

Em entrevista publicada no Washinton Post, Barack Obama afirmou que sua eleição era um reflexo de uma melhora da concepção americana sobre as raças, e que os americanos agora prestavam mais atenção "ao que temos em comum".

Outra sondagem, feita pela CNN/Opinion Research Corp, revelou que cerca de sete em cada 10 afro-americanos acham que a eleição de Obama é a realização do sonho de Martin Luther King, que lutou pelos direitos civis dos negros nos EUA.

mlm/ap

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG