Pesquisa mostra que 77% dos colombianos apóiam reeleição de Uribe

Bogotá, 6 jul (EFE).- Uma pesquisa de opinião divulgada hoje mostra que 77% dos colombianos apóiam uma segunda reeleição do presidente do país, Álvaro Uribe, após o resgate de 15 reféns na quarta-feira, entre eles a ex-candidata presidencial Ingrid Betancourt, informou a revista Semana.

EFE |

De acordo com a mesma pesquisa, se Uribe não concorrer nas eleições presidenciais de 2010, 31% votariam em Betancourt, que passou mais de seis anos seqüestrada pelos guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

Uribe foi eleito em 2002 para seu primeiro mandato de quatro anos e reeleito em 2006, depois de uma reforma eleitoral que instituiu a reeleição.

Se Uribe for candidato de novo, 72% dos entrevistados votariam nele, 9% em Betancourt, 3% no ex-prefeito de Medellín Sergio Fajardo e outros 3% no ex-prefeito de Bogotá Antanas Mockus.

Segundo a enquete, se os candidatos fossem Betancourt e o atual ministro da Defesa colombiano, Juan Manuel Santos, que comandou o resgate dos 15 seqüestrados, a ex-refém venceria por 52% a 40%.

Betancourt foi resgatada pelo Exército da Colômbia na quarta-feira junto com os americanos Thomas Howes, Keith Stansell e Marc Gonsalves, e 11 militares e policiais colombianos.

A pesquisa, com margem de erro de 2,9 pontos percentuais para mais ou para menos, foi realizada pelo Centro Nacional de Consultoria, e 1.151 pessoas foram entrevistadas por telefone. EFE gta/wr/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG