Pesquisa mostra prefeito de Londres e rival empatados

O prefeito de Londres, Ken Livingstone, está tecnicamente empatado com seu rival do Partido Conservador, Boris Johnson, a pouco menos de um mês das eleições municipais. A informação é da pesquisa Guardian/ICM, divulgada hoje.

Agência Estado |

Segundo o levantamento, Johnson tem 1 ponto percentual de vantagem sobre Livingstone, na eleição de 1º de maio, em relação à primeira escolha dos eleitores. A vantagem sobe para 2 pontos percentuais quando se projeta o complexo sistema que permite aos eleitores designarem a primeira e a segunda escolhas no pleito.

"Havia a indicação de que Boris Johnson tinha uma vantagem razoável, mas nossa pesquisa mostra que esse não parece ser o caso", avaliou o porta-voz da ICM, Martin Boon. "Ainda que Ken sem dúvida tenha alguns problemas por temas envolvendo a honestidade, isso não parece ser uma questão tão grande como as pessoas pensavam."

A reputação de Livingstone foi arranhada por acusações de nepotismo. Mas a pesquisa, com uma margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos, demonstra que ele ainda tem um forte apoio.

Outras sondagens apontavam para uma liderança mais folgada de Johnson na disputa pela prefeitura. Livingstone, um político com posturas independentes que freqüentemente desafia o establishment do Partido Trabalhista, venceu com larga margem em 2000 e 2004.

A pesquisa Guardian/ICM entrevistou 1.002 londrinos, por telefone. Livingstone é popular entre minorias étnicas e moradores das regiões centrais da cidade, enquanto Johnson lidera com folga entre os que moram fora das áreas centrais de Londres.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG