Pesquisa mostra forte queda na popularidade de Sarkozy

PARIS - A aprovação ao presidente francês Nicolas Sarkozy caiu e está perto dos piores níveis desde que assumiu, segundo uma pesquisa publicada neste domingo, em meio à frustração da população com seus erros políticos e o aumento do desemprego um mês antes das eleições regionais.

Reuters |

A pesquisa da Ifop para o Journal du Dimanche mostrou 36% de aprovação a Sarkozy, 2 pontos abaixo do último mês e próximo do menor índice até então: 35% de maio de 2008, um ano após a posse.

Os trabalhadores e funcionários públicos mostraram alto nível de insatisfação com Sarkozy, em um momento de aumento do desemprego, da dívida e da implantação dos planos de reforma do sistema de pensões, um dos projetos mais impopulares deste ano.

Os entrevistados retrataram Sarkozy como uma figura que traz divisões, segundo o jornal. Eles também apontaram para os dramas políticos, como um processo judicial contra seu rival, o ex-primeiro-ministro Dominique de Villepin.

"(Sarkozy) cria polêmica após polêmica... Enquanto o aumento do desemprego é mais grave," disse um entrevistado citado pelo Journal du Dimanche.

Sessenta e três por cento dos 1.876 entrevistados pela pesquisa, realizada entre 11 e 19 fevereiro, disseram estar insatisfeitos com Sarkozy. "Ele tropeça em tudo o que faz," disse outro entrevistado.

Sarkozy, cujo partido de centro-direita deve ser derrotado nas eleições regionais, viu seu índice de aprovação cair desde o ano passado, após tentar colocar o filho na direção de uma poderosa agência pública encarregada da área de negócios de Paris.

Além da polêmica sobre o filho de Sarkozy, há ainda escândalos que vão desde as revelações sobre o turismo sexual do ministro da Cultura, Frederic Mitterrand, a acusações de racismo feitas ao ministro do Interior, Brice Hortefeux.

(Sophie Taylor)

Leia mais sobre: Nicolas Sarkozy

    Leia tudo sobre: françanicolas sarkozysarkozy

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG