ilusão sobre atração a parceiros - Mundo - iG" /

Pesquisa mostra ilusão sobre atração a parceiros

Uma pesquisa holandesa indica que as pessoas são consideradas muito mais bonitas e atraentes pelos seus parceiros do que por si próprias. Os cientistas holandeses ouviram 93 casais heterossexuais com relacionamentos de, em média, 14 anos.

BBC Brasil |

"Os resultados apóiam a teoria de que indivíduos têm ilusões positivas sobre (o poder de) atração física dos seus parceiros", afirma a pesquisa.

O estudo foi publicado em um artigo intitulado Ilusões positivas sobre a atração física aos parceiros na última edição da revista científica Body Image.

Falsa expectativa
A pesquisa foi feita através de questionários com casais holandeses.

A maior parte dos casais ouvidos pelos pesquisadores da Universidade de Groningen estava na faixa acima dos 30 anos.

A pesquisa sugere que as pessoas são mais críticas sobre suas próprias aparências do que em relação às dos parceiros. Em especial, as mulheres foram muito mais críticas consigo mesmas do que os homens.

Além disso, elas teriam falsas expectativas em relação ao que os seus parceiros consideram atraente.

"Enquanto as mulheres tipicamente acreditam que os homens preferem uma silhueta feminina mais fina e com seios maiores do que eles de fato preferem, os homens assumem, falsamente, que as mulheres preferem um homem mais forte, mais musculoso e com peito largo", afirma o artigo.

Ilusões positivas
O estudo foi feito com base na teoria das ilusões positivas.

"Durante as suas relações, os parceiros freqüentemente descobrem fontes de negatividade e conflito que podem ameaçar as sensações de segurança, ao levantar suspeitas de que o parceiro não é exatamente a pessoa 'certa'", afirma o artigo.

"Essas dúvidas são perigosas porque a negatividade geralmente surge quando as os parceiros já investiram suas esperanças nas relações."
"Para que se chegue a alguma solução cognitiva entre as esperanças e as dúvidas, e para se manter um sentido de segurança, os parceiros geralmente criam uma história elaborada (ou fictícia) que exagera as virtudes dos seus parceiros e minimiza os seus defeitos."
Segundo os cientistas, diversos estudos mostram que, pela teoria das ilusões positivas, as pessoas classificam seus parceiros como "bondosos" ou "inteligentes".

"Por meio das ilusões positivas, os parceiros aumentam a sensação de segurança, exageram a importância do compromisso e descartam parceiros alternativos, estabilizando a relação no longo prazo."

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG