Pesquisa indica vantagem de Hillary sobre Obama nas prévias democratas

Washington, 5 mai (EFE).- A senadora Hillary Clinton abriu uma vantagem sobre seu concorrente nas prévias democratas para as eleições presidenciais, o senador Barack Obama, pela primeira vez em mais de três meses, indica uma pesquisa publicada hoje pelo jornal USA Today.

EFE |

A pesquisa, realizada pelo instituto Gallup com 855 adultos que se identificaram como eleitores democratas ou independentes que se inclinam pelo Partido Democrata, detectou um dano para Obama causado pela polêmica envolvendo o pastor Jeremiah Wright, da igreja na qual o senador foi membro por duas décadas.

Segundo a pesquisa, Hillary conta agora com o apoio de 51% dos possíveis eleitores democratas em todo o país, em comparação ao 44% de apoio dado a Obama.

Os dois senadores encaram amanhã um dia importante no ciclo das primárias do Partido Democrata com as eleições em Indiana e Carolina do Norte.

"A posição nacional de Obama se deteriorou significativamente pela controvérsia envolvendo Wright", publica o jornal.

"A controvérsia trouxe perguntas para alguns eleitores sobre os valores, a credibilidade e as possibilidades do senador de Illinois de ganhar as eleições em novembro".

Duas semanas antes de Wright reavivar a controvérsia com suas aparições públicas, a pesquisa do instituto Gallup dava a Obama uma vantagem de 10 pontos percentuais sobre a senadora de Nova York. EFE jab/fal

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG