Pesquisa francesa diz que crocodilos emitem sons mesmo antes do nascimento

Paris, 24 jun (EFE).- Os filhotes de crocodilos, ainda dentro dos ovos, emitem sons com os quais avisam que estão prestes a nascer, ao tempo em que as mães reagem buscando ovos na areia e desenterrando-os para ajudá-los a sair, dizem cientistas franceses.

EFE |

"Sabíamos que os crocodilos emitiam sons de dentro dos ovos, mas não sabíamos qual era a finalidade", disse à Agência Efe Amélie Vergne, a cientista da Universidade Jean Monnet de Saint-Etienne, no centro da França, que junto com o professor Nicolas Mathevon publicou sua pesquisa esta semana na revista "Current Biology".

Os cientistas gravaram os chiados emitidos pelos crocodilos antes de os ovos eclodirem: uma voz que evolui rapidamente e que se torna muito mais grave em poucos dias, explicou Vergne, que indicou que o período de maior chiadeira dos répteis é justamente quando ainda não saíram dos ovos.

Foram separados 17 ovos de crocodilos do Nilo em três grupos diferentes.

No primeiro grupo, era projetado duas vezes ao dia o chiado de eclosão de uma de suas espécies; no segundo, um som da mesma duração que o barulho de eclosão, mas sem nenhuma significação para o filhote, ao tempo que no terceiro, se permanecia em silêncio. Só os embriões do primeiro grupo reagiram.

Em uma fazenda de crocodilos perto de Lyon, os cientistas esconderam alto-falantes na areia e reproduziram o chiado de eclosão para dez mães de crocodilos.

Todas elas reagiram ao som projetado, pelo menos se movimentando, e oito das fêmeas que participaram do experimento escavaram a terra em busca dos ovos.

"A mãe ajuda os bebês a saírem, escavando a terra", explicou Vergne, que afirmou que não se deve tentar dar conteúdos humanos ao fato. EFE jaf/fh/gs

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG