Pesquisa diz que transtorno de sono pode causar doenças neurodegenerativas

(embargada até as 17h de Brasília desta quarta-feira) Redação Central, 24 dez (EFE). - As pessoas com um tipo de transtorno de sono que faz com que fiquem bastante agitadas ou gritem quando estão dormindo podem ter maior risco de desenvolver doenças como Alzheimer e demência com corpos de Lewy ou Parkinson.

EFE |

A afirmação consta de um estudo publicado hoje na versão digital da revista "Neurology", centrada no denominado "problema de conduta do sono durante a fase REM".

As pessoas com o distúrbio não experimentam a falta de tônus muscular que normalmente ocorre durante a fase REM, conhecida como o momento no qual se sonha e quando o sonho é mais profundo.

Pelo contrário, têm uma atividade muscular excessiva, que se traduz em gestos como dar socos, chutes e gritos, com os quais essencialmente representam seus sonhos.

O estudo foi feito com 93 pessoas que sofrem de transtorno do sono na fase REM e que não apresentavam sinais de doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e demência com corpos de Lewy ou Parkinson, os quais foram acompanhados durante uma média de cinco anos.

Nesse período, 26 pessoas desenvolveram uma doença neurodegenerativa: 14 sofreram de Parkinson; 11 de demência -Alzheimer ou demência com corpos de Lewy-; enquanto uma sofreu síndrome de Shy-Drager, um raro transtorno que afeta o movimento, a pressão sanguínea e outras atividades corporais.

Todos os participantes da experiência sofriam problemas de transtorno do sono durante a fase REM de origem desconhecida, pois o distúrbio pode ter outras causas, como a narcolepsia.

Os resultados do estudo, segundo o autor, Ronald Postuma, da Universidade McGill de Montreal, podem ajudar a "entender melhor como se desenvolvem essas doenças neurodegenerativas".

Além disso, "sugerem" que pode existir uma oportunidade para se proteger frente à progressão da doença e, "talvez, inclusive preveni-la antes que os sintomas possam aparecer". EFE cr/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG