Pesquisa confirma empate técnico entre Obama e McCain

Washington, 14 jul (EFE).- A vantagem nas enquetes do candidato democrata à Casa Branca, Barack Obama, sobre seu rival republicano, John McCain, caiu e os dois estão agora em um empate técnico, segundo pesquisas.

EFE |

Uma enquete da revista americana "Newsweek", que há um mês dava a Obama uma vantagem de 15 pontos percentuais, indicou este fim de semana que a distância diminuiu para apenas três pontos o que, dentro da margem de erro da pesquisa, é considerado um empate técnico.

Segundo a enquete, o senador por Illinois receberia 44% dos votos, contra 41% de McCain.

Há um mês, Obama contava com 51% dos votos e seu rival republicano, 36%.

Entre os independentes, o senador pelo Arizona vence com 41% contra 34% do democrata. Em junho, era Obama quem tinha vantagem entre este grupo de eleitores, com 48% contra 36% do republicano.

A "Newsweek" não apontou causas para a forte queda na popularidade do senador Obama, embora tenha indicado que parte da explicação possa estar nas diferenças de amostras entre a atual enquete e a anterior.

Os resultados da revista são parecidos com os divulgados ontem pelo centro Rasmussen, que realiza pesquisas diárias, que indicou que os dois candidatos estavam empatados com 43% cada. EFE mv/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG