Pesquisa confirma benefícios da técnica de Alexander para dor nas costas

Londres, 20 ago (EFE).- A dor nas costas crônica, que afeta milhões de pessoas no mundo todo, pode ser aplacada caso o paciente aprenda a adotar uma melhor postura, por meio da chamada técnica de Alexander.

EFE |

Essa é a conclusão de um estudo realizado por pesquisadores das universidades inglesas de Southampton e Bristol, com pouco mais de 500 pacientes e cujos resultados são publicados no "British Medical Journal".

A técnica em questão foi desenvolvida no final do século XIX pelo ator australiano Frederick Alexander para lutar contra sua própria rouquidão, condição que ele atribuía à tensão à qual estavam submetidos seus órgãos vocais pelo sistema neuromuscular.

A técnica de Alexander ajuda a alinhar a cabeça, o pescoço e os músculos dorsais, e aqueles que a praticam afirmam que não só alivia a dor, mas também a tensão e o estresse.

Os doentes que participaram do estudo disseram sentir menores dores do que sentiam no começo do tratamento, e asseguraram que tinham melhorado sua qualidade de vida e que agora podiam fazer coisas que antes eram difíceis.

Os pacientes se submeteram a massagens corporais e receberam lições da técnica de Alexander, e alguns também participaram de um programa de exercícios físicos que consiste em caminhar rapidamente meia hora ao dia durante cinco dias por semana.

As massagens aliviaram a dor durante os três primeiros meses, mas os efeitos não duraram, e só os que utilizaram a técnica de Alexander notaram uma notável melhoria geral.

Os que tinham recebido somente seis lições dessa técnica e se submeteram ao mesmo tempo aos exercícios físicos diários experimentaram quase os mesmos benefícios daqueles que haviam passado por 12 lições.

Os pacientes que combinaram a técnica de Alexander e os exercícios físicos diários melhoraram em 40 a 45%, segundo o professor Paul Little, da Faculdade de Medicina da Universidade de Southampton. EFE jr/gs

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG