Intenções de voto subiram de 55% para 58,6%. Segundo lugar ficar com 14,8%

O primeiro-ministro e candidato à Presidência da Rússia, Vladimir Putin, poderia ganhar as eleições do próximo dia 4 de março no primeiro turno, com 58,6% dos votos, segundo os resultados de uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira pelo Centro de Estudo da Opinião Pública (VTsIOM, na sigla em russo).

A pesquisa se baseia tanto em enquetes, realizadas em 46 das 83 regiões da Rússia, como em estimativas de participação e análises das tendências que refletem as últimas pesquisas de intenções de voto.

De acordo com o (VTsIOM), as eleições presidenciais serão concluídas no primeiro turno e com uma vitória de Putin, que obteria 58,6% dos votos. "Em meados de fevereiro Putin contava com intenções de voto de 55%", disse o diretor do Centro, Valeri Fiódorov, citado pela agência "Interfax".

Premiê russo Vladimir Putin durante encontro com partidários em Moscou
AP
Premiê russo Vladimir Putin durante encontro com partidários em Moscou

Em segundo lugar, segundo as previsões do VTsIOM, aparece o candidato do Partido Comunista, Gennady Ziuganov, com 14,8%. Os outros três candidatos, o ultranacionalista Vladimir Jirinovski, o multimilionário Mikhail Projorov e o social-democrata Sergei Mironov, ficariam com 9,4%, 8,7% e 7,7%, respectivamente.

De acordo com as pesquisas do VTsIOM, 82% dos eleitores russos acreditam que as eleições serão realizadas de maneira justa, enquanto 18% sustenta que os resultados eleitorais oficiais não têm nenhuma credibilidade.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.