Pesquisa aponta vitória de candidato laico em Jerusalém

JERUSALÉM - O candidato laico Nir Barkat, venceu os ultra-ortodoxos e levou a Prefeitura de Jerusalém, segundo uma pesquisa de boca-de-urna divulgada nesta terça-feira pelo Canal 1 da televisão israelense, após o fechamento das urnas.

EFE |

O canal, que realizou a pesquisa junto à emissora pública "Voz de Israel", conclui que Barkat, ex-empresário que se candidatou como independente, teria alcançado 50% dos votos, seguido por seu concorrente mais direto, o ultra-ortodoxo judeu Meir Porush, com 42% dos votos.

O terceiro candidato na disputa, o milionário russo Arkadi Gaydamak, da recém criada legenda Partido da Justiça Social, não obteve mais que 7%.

Os colégios eleitorais de Israel fecharam às 17h (horário de Brasília), em eleições municipais que registraram uma participação de cerca de 40%.

Segundo o "Canal 1", a participação superou 40%, durante as 15 horas em que permaneceram abertas as urnas para que os israelenses pudessem escolher seus prefeitos para os próximos cinco anos.

Os partidos Kadima, Likud e Trabalhista concorrem em apenas metade das povoações, enquanto no resto as listas de candidatos são locais ou fruto de uma fusão de militantes de vários partidos.

A maior participação registrada no país, no entanto, aconteceu nas povoações árabe-israelenses, nas quais chegou a superar 90%.

    Leia tudo sobre: israel

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG