Pesquisa aponta que 71% dos americanos desaprovam gestão de Bush

WASHINGTON - O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, é o mais impopular da história moderna do país, com 71% de desaprovação, segundo uma pesquisa publicada nesta quinta-feira.

EFE |

Reuters
A enquete, do grupo Opinion Research para a emissora "CNN", mostra o maior índice de desaprovação obtido até agora por Bush, acima do publicado na semana passada pelo Instituto Gallup, que apontava 69% de desaprovação.

De acordo com o diretor de pesquisas da "CNN", Keating Holland, "nunca nenhum presidente teve um nível de desaprovação maior que este. É a primeira vez que um presidente ultrapassa a marca de 70% de desaprovação".

O líder americano recebeu a aprovação de 28% dos cidadãos, uma marca melhor que a de Richard Nixon e Harry Truman, até agora os líderes menos populares.

"Mas nem sequer esses dois presidentes obtiveram uma marca de desaprovação acima de 70%", destacou Holland, que indicou que até agora a pior marca havia sido de Truman, com 67% de descontentes.

Em agosto de 1974, imediatamente antes de renunciar, Nixon tinha um índice de desaprovação de 66%.

A enquete apontou também que a Guerra do Iraque é a menos popular da história americana, com apenas 30% a favor, e 68% contra.

Uma enquete paralela, publicada pelo "The Wall Street Journal", indicou que a popularidade de Bush se encontra em 27% e apenas 21% acredita que o Presidente está fazendo um bom trabalho na gestão da atual crise econômica.

A isso se soma que 73% dos cidadãos acreditam que o país vai por um mau caminho, porcentagem sem precedentes. Apenas 15% diz acreditar que os EUA avançam na direção correta, segundo a pesquisa do diário.

Leia mais sobre: Bush - EUA

    Leia tudo sobre: busheua

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG