Pesquisa aponta oposição com maioria no Parlamento japonês

Tóquio, 27 ago (EFE).- O opositor Partido Democrático (PD) do Japão obterá a maioria absoluta, com mais de 320 das 480 cadeiras da Câmara de Representantes, nas eleições de domingo próximo, segundo uma pesquisa divulgada hoje pelo diário Asahi.

EFE |

A pesquisa, realizada por telefone entre 130.879 pessoas na última terça-feira, aponta uma forte queda do partido no Governo, o Liberal Democrático (PLD), que só conseguiria 100 cadeiras.

A repartição das cadeiras, segundo o diário, seria de 103 para o PLD, frente às 303 que possui agora, e de 321 para o principal partido da oposição, que nas eleições gerais de 2005 conseguiu apenas 112.

A situação deixaria unicamente 11,6% da Câmara para os partidos minoritários, entre eles o Novo Komeito, integrado na coalizão de Governo durante a última gestão.

As últimas pesquisas eleitorais já anunciavam uma derrota do PLD do primeiro-ministro, Taro Aso, e uma maioria absoluta para o PD de Yukio Hatoyama, embora falasse de um máximo de 300 cadeiras para a principal legenda opositora.

Se as previsões das pesquisas forem cumpridas, no dia 30 aconteceria uma reviravolta eleitoral no Japão após 54 anos de Governo quase ininterrupto do Partido Liberal Democrático. EFE clb/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG