Pesquisa aponta Bush como o presidente mais impopular dos EUA

Washington, 22 abr (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, George W.

EFE |

Bush, é o presidente mais impopular da história do país, com níveis de desaprovação que chegam a quase 70%, segundo uma pesquisa publicada hoje.

Uma sondagem do Instituto Gallup publicada pelo jornal "USA Today" indica que apenas 28% dos americanos aprovam o Governo Bush, enquanto 69% o condenam.

Os números são os piores que os do ex-presidente Harry Truman, que, por causa da Guerra da Coréia, tinha sido avaliado negativamente por 68% da população no começo dos anos 50.

Ainda de acordo a pesquisa divulgada nesta terça-feira, 63% dos americanos - proporção também inédita no mandato de Bush - consideraram a invasão do Iraque um erro.

A sondagem indica ainda que, entre os democratas, a rejeição a Bush é praticamente universal, já que 91% deles desaprovaram a gestão do presidente.

Entre os republicanos, no entanto, o cenário é diferente: 32% condenam o trabalho do chefe de Estado e 66% estão satisfeitos com ele.

Já entre os independentes, 23% aprovam o Governo atual, e 72% se disseram descontentes com Bush.

A popularidade do presidente foi caindo à medida que a situação econômica do país foi se deteriorando.

O porta-voz da Casa Branca, Scott Stanzel, afirmou que "o presidente entende que a guerra e a desaceleração da economia pesam na opinião pública", mas que "a situação no Iraque está melhorando e a economia está a ponto de receber um impulso" graças ao pacote fiscal aprovado pelo Governo.

Apesar do momento ruim pelo qual passa hoje, Bush já foi também o presidente mais popular dos Estados Unidos, já que, após os atentados de 11 de setembro de 2001, sua gestão era aprovada por 90% dos americanos, segundo o mesmo Instituto Gallup. EFE mv/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG