Peruanos vão às urnas na eleição mais disputada da história

Disputa de votos entre Keiko Fujimori e Ollanta Humala teve início às 10h; resultados serão divulgados a partir das 20h

iG São Paulo |

O segundo turno da eleição presidencial peruana, que tem como candidatos o esquerdista Ollanta Humala e a direitista Keiko Fujimori começou neste domingo às 8 horas no horário local (10 horas em Brasília). Quase 20 milhões de peruanos estão registrados para votar e escolher o sucessor do presidente Alan García. Os locais de votação fecharão as portas às 16 horas (18 horas de Brasília).

Desde a semana passada as pesquisas apontam um empate técnico entre os dois candidatos, o que faz desta eleição a mais acirrada da história do Peru, segundo analistas. Magdalena Chu, principal autoridade da Justiça Eleitoral peruana, afirmou que os resultados oficiais começarão a ser divulgados a partir das 20 horas (22 horas em Brasília). Mais de 100 mil locais de votação estão em funcionamento no país.

AFP
Antes da votação, o candidato Ollanta Humala posou para fotos durante seu jogging diário

Antes de se abrirem as urnas, Humala fez seu jogging diário, posou para fotos e aproveitou para declarar que o Peru precisa se lembrar do passado de violência e abuso dos direitos humanos na votação deste domingo. O ex-oficial do exército enfrenta a filha do ex-presidente Alberto Fujimori, condenado por violação de direitos. "Nós temos que nos lembrar do passado quando chegar o momento de votar", disse

*Com APF e Reuters

    Leia tudo sobre: PeruEleições

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG