Peru supera Colômbia como maior produtor de coca, diz ONU

Relatório reflete erradicações feitas com apoio dos EUA, mas colombianos ainda são maiores produtores de cocaína

Reuters |

O Peru superou a Colômbia como maior produtor mundial da coca, matéria-prima da cocaína, disse a Organização das Nações Unidas (ONU) nesta terça-feira. O resultado reflete vários anos de fumigações e erradicações feitas pela Colômbia com apoio dos Estados Unidos, mas o país continua sendo o maior produtor mundial de cocaína.

Embora a Colômbia tenha uma área cultivada maior, o Peru tem uma maior produção de folhas de coca em termos de peso, o que sugere que o país pode superar o vizinho andino também na produção da droga, segundo um relatório da ONU.

"No Peru, a área da coca cresceu pelo quarto ano consecutivo, uma alta de 6,8%", disse Aldo Lale-Demoz, representante do Escritório da ONU para Drogas e Crimes na Colômbia. "Usando o indicador da produção potencial da folha de coca, estamos relatando que o Peru já superou a Colômbia como maior produtor mundial."

Segundo o relatório, o Peru produziu 119 mil toneladas da folha de coca em 2009, ou 45,4% do total mundial. A Colômbia produziu 103 mil toneladas de folhas.

Bogotá já recebeu bilhões de dólares dos Estados Unidos para usar em atividades de repressão ao tráfico, o que inclui o combate à guerrilha Farc, que se financia com a venda de cocaína.

Em 2009, a Colômbia tinha 68 mil hectares de plantações de coca, redução de 16% em um ano e 60% em uma década. A capacidade produtiva do país caiu 9% no ano passado, ficando em 410 toneladas, segundo a ONU.

A guerra civil do Peru já acabou, mas remanescentes do grupo rebelde Sendero Luminoso entraram para o comércio da cocaína. Alguns férteis e remotos vales peruanos contêm hoje as mais densas plantações de coca do mundo, e a polícia diz que grande parte da cocaína resultante é exportada com ajuda de guerrilheiros do Sendero Luminoso.

    Leia tudo sobre: drogasperucolômbiacocaína

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG