Peru e Brasil assinam convênios para luta contra pobreza

Lima, 15 jan (EFE).- Os Governos de Peru e Brasil assinaram hoje dois convênios para lutar contra a pobreza e promover o desenvolvimento em ambos os países, durante a reunião do ministro brasileiro de Desenvolvimento Social, Patrus Ananias, com representantes do Executivo peruano em Lima.

EFE |

Patrus disse que está começando "uma nova fase" na cooperação sobre desenvolvimento social entre os Governos peruano e brasileiro, que se traduzirá em ações concretas para combater a pobreza.

O ministro brasileiro, quem está em visita ao Peru até amanhã para trocar experiências nesta matéria e transmitir sua estratégia na gestão dos programas Fome Zero e Bolsa Família, se reuniu com o chefe do Gabinete peruano, Yehude Simon, alguns ministros de Estado e diretores dos programas sociais.

Ele disse que a crise financeira internacional representa um desafio maior no trabalho de atender aos mais pobres.

Simon disse à agência estatal "Andina", que a visita de Patrus Ananias permitirá "aprender novas ferramentas para erradicar a pobreza, já que no Peru se discute muito sobre a efetividade dos programas sociais e a necessária alocação de recursos para ajudar aos mais necessitados".

Peru tem um programa de ajuda econômica para a população em pobreza extrema que consiste em entregar US$ 30 dólares mensais para sua alimentação e saúde, sobretudo nas comunidades montanhosas (mais de 2,2 milhões de beneficiados), além de projetos de habitação e alimentação para outras regiões.

A visita de Patrus fora combinada entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e seu colega peruano Alan García. EFE tr/jp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG