Peru e Bolívia normalizam relações diplomáticas

LIMA (Reuters) - Peru e Bolívia normalizaram suas relações bilaterais, afetadas anteriormente por declarações do presidente Evo Morales consideradas por Lima uma ingerência em assuntos internos, disse na quarta-feira o embaixador peruano em La Paz, que retomou sua função depois de ser convocado para consultas. Já estou aqui em La Paz há dois dias. As relações se normalizaram, disse à Reuters o embaixador do Peru em La Paz, Fernando Rojas. Na segunda-feira resumi minhas funções oficialmente.

Reuters |

'Vamos trabalhar para que as relações mantenham essa normalidade e adquiram sempre a qualidade que têm as relações entre Peru e Bolívia, que são muito construtivas e positivas', disse Rojas.

As relações entre os países foram prejudicadas depois de comentários de Morales sobre a suposta existência de uma base militar dos Estados Unidos no território peruano, o que foi desmentido por Lima e pelo governo de Washington.

Suas palavras levaram a Chancelaria do Peru a anunciar a convocação de seu embaixador na Bolívia para consulta, e o presidente peruano, Alan Garcia, a mandar Morales se calar.

(Por María Luisa Palomino)

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG