Peru anuncia intenção de sediar cúpula América do Sul-Países Árabes

Cairo, 4 mar (EFE).- O Peru anunciou hoje sua intenção de ser a sede, em 2011, da 3ª Cúpula América do Sul-Países Árabes (Aspa), anunciou hoje, no Cairo, o ministro de Relações Exteriores peruano, José Antonio García Belaúnde.

EFE |

Ele participa da reunião preparatória à próxima cúpula das duas regiões que será realizada em 31 de março em Doha, a capital do Catar.

A primeira cúpula foi realizada em 2005 em Brasília.

García Belaúnde expressou a necessidade de que seja resgatada a ideia original da iniciativa internacional para manter reuniões a cada três anos, um prazo que não pôde ser cumprido na 2ª cúpula por problemas de agenda.

O ministro peruano destacou que o país, por possui costas ao Pacífico, pode complementar o fato de que a 1ª cúpula tenha sido realizada no Brasil, cujo litoral dá para o Atlântico.

A proposta para que a 3ª cúpula ocorra no Peru durante o primeiro trimestre de 2011 foi agradecida pela mesa diretora da reunião ministerial, mas não houve nenhum anúncio público sobre se tinha sido aceita ou não.

A reunião que acontece hoje no Cairo busca antecipar a Declaração de Doha, que será assinada na cúpula de março, e revisar temas da agenda internacional, como a situação em Gaza e a crise financeira internacional. EFE ag/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG