Personalidades contam em livro detalhes da vida de Fidel Castro

Havana, 22 dez (EFE).- Personalidades internacionais como o escritor colombiano Gabriel García Márquez, o filósofo francês Jean-Paul Sartre e o político espanhol Santiago Carrillo comentam em um livro lançado hoje sobre a vida do líder cubano Fidel Castro.

EFE |

No livro "Así es Fidel" ("Assim é Fidel", em tradução livre), lançado nesta segunda-feira em Havana, as personalidades comentam sobre aspectos da personalidade de Fidel.

O poeta Roberto Fernández Retamar, presidente da Casa das Américas, de Havana, disse durante o lançamento do livro que a obra, do jornalista cubano Luis Baez, oferece "uma visão poliédrica" de Fidel Castro, de 82 anos, com testemunhos em alguns casos inéditos.

"Fidel deixou de fumar para ter a autoridade moral contra o tabagismo", disse García Márquez em um trecho do livro, no qual afirma que o líder cubano prepara receitas culinárias "com uma espécie de fervor científico".

"Sua atitude diante da derrota, ainda nos atos mínimos da vida cotidiana, parece obedecer a uma lógica privada: nem sequer a admite, e não tem um minuto de sossego enquanto não consegue inverter a situação e transformá-la em vitória", acrescentou o escritor colombiano.

Fidel Castro convalesce de uma grave doença desde julho de 2006, data de sua última aparição pública.

Desde março de 2007, o líder se mantém no dia-a-dia dos cubanos mediante artigos sobre temas internacionais e, em algumas ocasiões, nacionais. EFE jlp/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG