Pergaminho com mais de 100 anos é encontrado após terremoto na Nova Zelândia

Cilindro de metal foi encontrado dentro de uma garrafa de vidro debaixo de estátua do fundador da cidade de Christchurch

iG São Paulo |

As equipes de resgate que removem os escombros deixados pelo terremoto de Christchurch, na Nova Zelândia, encontraram debaixo de uma estátua que desmoronou um documento histórico, que teria mais de um século.

Dentro de uma garrafa de vidro havia um pergaminho enrolado e um cilindro de metal cuja origem está sendo analisada pelos arqueólogos. O frasco foi encontrado enterrado ao pé da estátua do fundador da cidade, John Robert Godley, uma semana depois do terremoto de 6,3 graus de magnitude na escala Richter que atingiu a cidade e deixou ao menos 145 mortos . A estátua de bronze inaugurada em 1867, que ficava do lado de fora da catedral, foi derrubada de seu pedestal pelo terremoto. Um operador de guindaste encontrou os dois objetos dentro do pedestal.

Segundo o jornal neozelandês The Press, o cilindro com o pergaminho pode ter sido colocado dentro do pedestal em várias ocasiões: quando a estátua de Godley foi inaugurada, quando a estátua foi retirada de lá, em 1918, ou quando voltou para o local em 1993.

Duas palavras em inglês são visíveis no pergaminho dentro da garrafa de vidro: by (por) e erected (erguido). No entanto, a garrafa só será aberta por especialistas e examinada em um ambiente onde a umidade seja controlada. A garrafa foi entregue ao Museu de Canterbury, cuja equipe irá restaurar o pergaminho em uma câmara especial antiumidade antes de desenrolá-lo para ler o texto que possuía.

O prefeito de Christchurch, Bob Parker, assinalou que a descoberta é um "milagre" porque ocorreu exatamente uma semana depois do tremor debaixo da estátua do fundador irlandês da cidade, erguida em 1867.

O diretor do museu para onde os objetos foram levados, Anthony Wright, afirmou que é "comovente" que a garrafa e o cilindro de metal tenham sido descobertos na semana seguinte ao terremoto. Há também informações de que um terceiro objeto teria sido encontrado nas ruínas da catedral, embaixo de uma cruz que caiu durante o tremor. As informações, no entanto, ainda não puderam ser confirmadas.

*Com BBC e EFE

    Leia tudo sobre: terremotonova zelândiachristchurch

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG