Peres se reúne com Mubarak para discutir processo de paz no Oriente Médio

Cairo, 23 out (EFE).- O presidente israelense, Shimon Peres, chegou hoje à cidade egípcia de Sharm el-Sheikh e começou uma reunião com o chefe de Estado egípcio, Hosni Mubarak, para dialogar sobre o processo de paz no Oriente Médio.

EFE |

A visita, que teve pouca repercussão na imprensa local, não foi confirmada oficialmente pela Presidência egípcia até o meio-dia da quarta-feira, mas as autoridades israelenses tinham anunciado a viagem dias atrás.

Segundo a agência estatal de notícias egípcia "Mena", que não incluiu a reunião em sua agenda diária de hoje, e que informou em um primeiro momento do encontro citando uma rádio israelense, os líderes regionais discutirão "os meios para reforçar o processo de paz entre palestinos e israelenses".

Além disso, estudarão "a maneira de reforçar os esforços para manter a trégua (entre Israel e as facções palestinas) e os esforços positivos do Egito neste sentido".

Esta é a primeira visita ao Egito de um chefe de Estado israelense, desde que Ezer Weizman se encontrou com Mubarak em junho de 2000, meses antes de deixar o cargo.

Segundo um comunicado da Presidência israelense emitido ontem, os dois líderes falarão às margens do Mar Vermelho sobre "o impulso ao processo de paz entre Israel e seus vizinhos, e o fortalecimento das relações entre Israel e Egito".

Outro tema que fará parte da agenda do dia será o estado das negociações para conseguir a libertação do soldado israelense Gilad Shalit - retido na Faixa de Gaza e sob poder do grupo islâmico Hamas desde 2006 -, assim como os efeitos da crise financeira mundial na região. EFE jfu/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG