Peres saúda iniciativa saudita de diálogo

O presidente israelense, Shimon Peres, saudou nesta quarta-feira a iniciativa do rei Abdullah, da Arábia Saudita, de empreender um diálogo inter-religioso para promover a paz, estimando que esta iniciativa dá um novo tom à política no Oriente Médio.

AFP |

"O que vimos hoje não é o fim da história, mas o começo de uma nova história", declarou Peres em entrevista coletiva à margem de uma reunião na Assembléia Geral das Nações Unidas sobre uma nova "cultura de paz", uma iniciativa do soberano saudita.

"O fato desta sessão ser resultado de uma iniciativa dos sauditas não tem precedentes", destacou o chefe de Estado hebreu, cujo país não tem relações diplomáticas com a Arábia Saudita.

O rei Abdullah, líder de uma monarquia ultraconservadora islâmica, propôs para julho, em Madri, um "diálogo construtivo para abrir uma nova página de reconciliação, após tantos conflitos" entre as religiões.

"A iniciativa do rei dá um novo tom à política no Oriente Médio", disse Peres.

Oitenta países se expressarão nesta conferência inter-religiosa de dois dias, sendo 20 representados por seus próprios chefes de Estado e de Governo. O presidente americano, George W. Bush, e o primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, terão a palavra na quinta-feira.

hc/LR

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG