Peres falará em hebraico no Parlamento alemão no Dia do Holocausto

Jerusalém, 25 jan (EFE).- O presidente do Estado de Israel, Shimon Peres, fará um discurso em hebraico no Parlamento alemão (Bundestag) na quarta-feira por ocasião do Dia da Lembrança do Holocausto na Europa.

EFE |

Peres, que perdeu quase a família inteira no Holocausto, incluindo seus avós queimados vivos em uma sinagoga na Polônia, partiu nesta manhã em direção à Alemanha.

Além do discurso que fará diante de centenas de legisladores alemães, o governante israelense deve participar de um ato comemorativo, denominado "Plataforma 17", que homenageia os judeus berlinenses mortos na Segunda Guerra Mundial.

Em sua viagem estará acompanhado de sobreviventes da barbárie nazista e de suas famílias, assim como membros de grupos juvenis e soldados do Exército israelense, que estarão presentes nos atos em lembrança aos 6 milhões de judeus mortos no genocídio.

"Os alemães também aprenderam a lição", disse Peres hoje à rádio do Exército israelense.

"Querem corrigir sua história e nós não conseguimos esquecer, mas podemos com eles olhar em direção a um novo futuro", disse antes de partir.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, deve partir nas últimas horas do dia em direção à Polônia, onde participará da cerimônia que lembra os 65 anos da libertação do campo de concentração de Auschwitz. EFE db/dm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG