Peres espera que relação com Turquia continue bem após incidente

Davos (Suíça), 30 jan (EFE).- O presidente de Israel, Shimon Peres, disse hoje que espera que as relações de seu país com a Turquia continuem sendo boas, considerando assim encerrado o incidente protagonizado ontem com o primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, em Davos.

EFE |

"Meu respeito (com relação a Erdogan) não mudou. Tivemos uma troca de opiniões", declarou hoje Peres aos jornalistas que estão no Fórum Econômico Mundial, onde ontem aconteceu o incidente durante um debate sobre a recente ofensiva de Israel na Faixa de Gaza.

Erdogan deixou o debate indignado com Peres, a quem acusou de mentir e de estar matando pessoas em Gaza, após o político israelense aproveitar sua intervenção para justificar a ofensiva israelense.

"Nosso conflito é com os palestinos, não com a Turquia", afirmou hoje Peres, que disse esperar que este país continue cumprindo um papel estabilizador no Oriente Médio diante das ambições do Irã.

Peres confirmou que ontem à noite conversou por telefone com Erdogan após o incidente.

O primeiro-ministro turco foi recebido hoje como um herói em seu país por ter defendido os palestinos.

Já a representação palestina na Suíça criticou hoje o fato de não ter sido convidado nenhum representante palestino para o debate.

Também tomaram parte deste debate o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, e o secretário-geral da Liga Árabe, Amre Moussa. EFE vh/fal

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG