votado pelos EUA, mas eleito pela humanidade - Mundo - iG" /

Peres diz que Obama foi votado pelos EUA, mas eleito pela humanidade

Jerusalém, 20 jan (EFE).- O presidente de Israel, Shimon Peres, felicitou hoje Barack Obama por ocasião de sua posse e afirmou que ele foi votado pelos Estados Unidos, mas eleito por toda a humanidade.

EFE |

"Hoje é um grande dia, não apenas para os EUA da América, mas para todo o mundo", declarou Peres em comunicado, no qual acrescenta que a eleição de Obama representa uma "mudança histórica, profunda e ética" e "a correção de um dos grandes erros nos anais da história".

O presidente israelense se despediu ontem por telefone do presidente em fim de mandato dos EUA, George W. Bush, a quem disse que foi um "honra" trabalhar com ele.

Segundo Peres, a escravidão é um dos maiores erros históricos e houve dois tipos, "a dos homens sobre as mulheres e a dos brancos sobre os negros".

"No século XX aconteceu a libertação das mulheres. No século XXI acontece a libertação de outro tipo de escravidão, a de uma cor sobre outra cor", declarou Peres hoje.

"A partir de hoje", afirma em sua nota o presidente israelense, "todos temos o direito de sermos diferentes e iguais, a sermos igualmente diferentes. Não temos que pedir desculpas e não temos que dividir a humanidade entre inferiores e superiores".

Peres lembra que, hoje em dia, ser um bom presidente dos EUA representa "lutar pela paz, lutar contra o terrorismo, pela melhora do meio ambiente e a construção de um futuro melhor".

Também afirma "ter certeza" de que "Israel será um bom parceiro do presidente Obama" e "Obama será um bom presidente para Israel", pois: "Seus objetivos são nossos objetivos, suas esperanças são nossas esperanças e seus alicerces são nossos alicerces". EFE aca/fal

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG