Peres diz que novo Governo israelense manterá negociações de paz

Praga, 30 mar (EFE).- O presidente de Israel, Shimon Peres, disse hoje, em Praga, que o novo Governo israelense manterá abertas as negociações para conseguir um amplo e exaustivo acordo de paz no Oriente Médio.

EFE |

Israel pretende "trazer uma paz regional, e não só bilateral (com os palestinos)", disse Peres depois de se reunir com o presidente tcheco, Vaclav Klaus, cujo país preside este semestre a União Europeia (UE).

O presidente israelense não precisou os detalhes dessa iniciativa, mas disse que "respeitará" os compromissos do gabinete do primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert, que será substituído nos próximos dias pelo direitista Benjamin Netanyahu.

Peres disse que o Executivo - formado pelo bloco Likud, pelo Partido Trabalhista e por grupos nacionalistas e religiosos - possui alguns "pontos interessantes".

Entre eles, o presidente israelense destacou "a continuação das negociações com cada um dos vizinhos, para desenvolver oportunidades econômicas regionais".

"Existe uma nova natureza econômica e as fronteiras não são mais econômicas, mas só políticas", acrescentou o líder israelense.

Peres falou também das ameaças sobre a região, onde seu sentimento "é de que o tempo pressiona, devido à expansão do perigo nuclear (iraniano)".

"A instabilidade está crescendo", disse Peres, em relação a "outros conflitos de maior categoria no mundo árabe" que o palestino-israelense, entre os quais citou as tensões "entre sunitas e a nação iraniana". EFE gm-jk/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG