Peres discute hoje com partidos formação de Governo em Israel

Jerusalém, 18 fev (EFE).- O presidente de Israel, Shimon Peres, inicia hoje uma série de consultas com todos os partidos que terão representação parlamentar, a fim de avaliar sobre quem deve ser encarregado da formação do próximo Governo.

EFE |

Os contatos começarão depois que a Comissão Central Eleitoral apresentar a Peres, às 18h (13h, Brasília), os resultados oficiais das eleições realizadas em 10 de fevereiro.

Depois, o chefe de Estado deve se reunir com uma delegação do partido Kadima, força política que obteve um maior número de deputados no pleito, um a mais que o conservador Likud, legenda que receberá Peres posteriormente.

O chefe de Estado tem pela frente a missão de resolver um dos impasses mais complicados da política israelense desde os anos 1980 e escolher o primeiro-ministro depois que as urnas dessem uma apertada vitória ao Kadima, de Tzipi Livni.

Com 28 deputados, Livni tem poucas possibilidades de consolidar uma coalizão perante a maioria conservadora no próximo Parlamento.

O líder do direitista Likud, Benjamin Netanyahu, segundo classificado com 27 cadeiras, tem as melhores alianças, e o previsível é que não seja difícil que chegue a um bloco com 65 dos 120 deputados do Parlamento israelense.

Peres continuará as consultas com os demais partidos que estarão representadas no Parlamento até sexta-feira, antes de tomar uma decisão final. EFE db/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG