Peres confia que cúpula de N.York levará ao diálogo de paz

Jerusalém, 22 set (EFE).- O presidente de Israel, Shimon Peres, está confiante na reunião de hoje em Nova York entre o presidente americano, Barack Obama, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e o governante palestino, Mahmoud Abbas, conduza à paz.

EFE |

Peres minimizou a importância das baixas expectativas existentes sobre o resultado da cúpula, onde Obama trata de reativar o processo de negociação no Oriente Médio, parado desde a ofensiva israelense de dezembro e janeiro na faixa de Gaza.

Embora os envolvidos no conflito estejam descrentes com os resultados concretos do encontro, o presidente israelense expressou confiança que Netanyahu obterá êxito, em reunião com estudantes.

"Espero que Abu Mazen (Abbas) retorne o entendimento. Netanyahu tem razão em que não devemos abrir as negociações com novas condições", disse Peres sobre a exigência palestina que o Estado judeu paralise a construção em suas colônias em território ocupado para retomar o processo negociador.

Quase ao mesmo tempo em que o presidente israelense se pronunciava, o assessor de Abbas e chefe negociador palestino, Saeb Erekat, afirmava em Nova York que a posição continua a mesma.

Já o palestino Bayez Ayash admitiu não ter esperança no encontro.

"As partes disseram que nenhum resultado será produzido, portanto, não sei o que vão falar lá, talvez jogar cartas", comentou.

Para o jovem israelense David Shakner, a reunião é um passo importante para resolver um conflito de mais de seis de décadas e o com potencial de desestabilizar o globo.

"Sou otimista, acho que sairá algo deste encontro", sentenciou.

EFE db/dm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG