Peres começará consultas para formação de governo na quarta-feira

JERUSALÉM - O presidente de Israel, Shimon Peres, começará na quarta-feira da próxima semana as consultas com os representantes dos partidos para a formação de um novo governo em Israel.

AFP |


Clique para ver o infográfico


"O presidente iniciará as consultas na quarta-feira, logo após a publicação oficial dos resultados das legislativas de 10 de fevereiro", afirmou a porta-voz da presidência, Ayelet Frish.

"Na mesma noite ele se reunirá com os representantes do Kadima e do Likud, os dois partidos com mais votos", acrescentou. "Nos dias posteriores receberá os representantes dos outros partidos e terminará os contatos em dois ou três dias".

O Kadima, liderado pela ministra das Relações Exteriores Tzipi Livni, é o partido com mais representantes da 18ª Knesset (Parlamento unicameral), com 28 deputados de um total de 120, superando o Likud do ex-premier Benjamin Netanyahu (27 deputados).

No entanto, sem aliados políticos, o Kadima não pode comandar o governo. Já o Likud pode receber o apoio da extrema-direita e do setor religioso para governar o país.

O presidente israelense deve confiar a tarefa de formar o governo ao candidato considerado o mais bem posicionado para obter a aprovação da Knesset.

Leia também:

Opinião:

Leia mais sobre eleições em Israel

    Leia tudo sobre: eleições em israel

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG