Peres apoia encontro trilateral entre Obama, Netanyahu e Abbas

Moscou, 19 ago (EFE).- O presidente de Israel, Shimon Peres, apoiu hoje a realização de uma reunião entre o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas.

EFE |

"Estou muito animado pelo que ouvi. As partes estão preparadas para um autêntico diálogo", destacou Peres numa entrevista coletiva no balneário russo de Sochi (Mar Negro).

Peres, que faz uma visita oficial à Rússia, acha que uma reunião entre israelenses e palestinos com a participação do presidente americano ajudaria a relançar o estagnado processo de paz no Oriente Médio.

A esse respeito, Peres disse à agência russa "Interfax" que está "convencido de que o processo de paz está à beira de uma nova oportunidade".

O presidente israelense destacou ainda que o recente congresso do Fatah em Belém, o primeiro realizado em território palestino, terá "um impacto positivo no processo de paz".

Peres também declarou estar certo de que Abbas "reiniciará em breve as negociações de paz".

As declarações do chefe de Estado israelense coincidem com a reunião entre Obama e o presidente egípcio, Hosni Mubarak, em Washington.

Hoje, Obama afirmou que ficou entusiasmado com os passos dados por palestinos e israelenses para retomar as negociações de paz.

Mubarak, por sua vez, pediu que as partes evitem soluções temporárias.

Na reunião que teve com Peres em Sochi, o presidente russo, Dmitri Medvedev, insistiu na ideia de Moscou sediar uma conferência sobre o Oriente Médio que impulsione os acordos alcançados em 2007 na localidade americana de Annapolis.

Na cúpula de dois anos atrás, Abbas e o então primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert, aceitaram a criação de um Estado palestino independente e soberano, capaz de viver em paz e em segurança com Israel. EFE io/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG