Peregrinos xiitas comemoram aniversário de ímã no Iraque

Bagdá, 7 ago (EFE).- Centenas de milhares de peregrinos comemoram hoje, em Karbala, no Iraque, o aniversário do nascimento do ímã xiita Al-Mahdi, em meio a grandes medidas de segurança para evitar ataques.

EFE |

A circulação de veículos no interior da cidade foi proibida, enquanto 21 mil soldados e policiais, segundo fontes oficiais, controlam as entradas da cidade, a 120 quilômetros ao sul da capital.

Os milhares de peregrinos que vêm de outras províncias e do exterior chegam, em sua maioria, a pé.

Apesar das medidas de segurança, cinco pessoas morreram hoje em vários incidentes com bomba, dirigidos intencionalmente contra os peregrinos.

A cidade abriga vários lugares santos do xiismo como a mesquita de Al-Hussein e a de seu irmão Abbas, netos do profeta Maomé.

Os xiitas lembraram hoje o nascimento do 12º e último ímã xiita Al-Mahdi, conhecido também como "o oculto" ou "o esperado", que desapareceu misteriosamente no ano 876, quando tinha somente 8 anos.

Os xiitas acreditam que Al-Mahdi voltará para livrar o mundo das injustiças e impor uma nova ordem justa.

É a primeira vez que as tropas iraquianas se encarregam sozinhas da segurança do evento. As tropas americanas se retiraram das cidades do país no dia 30 de junho. EFE am-nq-jrg/pd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG