Percentagem de brasileiros que fuma diminuiu quase 50% em 20 anos

Rio de Janeiro, 31 mar (EFE).- A percentagem de pessoas com mais de 15 anos que fuma passou praticamente para metade nos últimos 20 anos, de 33% em 1989 para 17,2% em 2008, segundo dados divulgados hoje pelo Ministério da Saúde.

EFE |

Em números absolutos isso indica que há 24,6 milhões de fumantes no Brasil, entre os 143 milhões de pessoas da população com mais de 15 anos.

As estatísticas fazem parte de um estudo realizado em 2008 pelo IBGE que diz que 65,8% das pessoas com mais de 15 anos nunca experimentou tabaco. De acordo com a pesquisa, 13,3% se declaram ex-fumantes.

O Ministério da Saúde considera que os dados sobre redução da percentagem de fumantes respaldam as políticas de controle de tabagismo do Governo e as campanhas destinadas a reduzir o interesse pelo produto.

"Além de incluir imagens com advertências sobre os males causados pelo tabaco nos maços de cigarros, o Ministério da Saúde também limitou a publicidade da indústria do tabaco", explica o pasta em comunicado.

De acordo com o estudo do IBGE, entre as pessoas com mais de 15 anos, 15,1% admite que fuma diariamente e 2,1% diz que faz isso ocasionalmente. Por sexo, 21% dos homens diz fumar regularmente (todos os dias), frente a 13,2% das mulheres. EFE cm/pb

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG