Pequim diz desconhecer estado de saúde de Kim Jong-il

Pequim, 11 set (EFE).- O Governo da China afirmou hoje que não sabe qual é o estado de saúde do líder deste país, Kim Jong-il.

EFE |

A porta-voz do Ministério de Assuntos Exteriores da China, Jiang Yu, respondeu da seguinte forma às insistentes perguntas dos jornalistas: "China e Coréia do Norte mantêm intercâmbios normais.

Não recebemos nenhuma informação deste país que indique problemas na saúde de Kim Jong-il".

A ausência de Kim Jong-il na terça-feira nas celebrações pelo aniversário de 60 anos de fundação da Coréia do Norte disparou os rumores sobre seu estado de saúde.

Segundo o jornal sul-coreano "JoongAng Ilbo", que cita um alto cargo de Seul, Kim foi operado em agosto de um derrame cerebral e está em estado estável.

O jornal afirmou que médicos de outros países viajaram para Pyongyang para atenderem o líder norte-coreano.

O primeiro-ministro em fim de mandato japonês, Yasuo Fukuda, reconheceu hoje que seu Governo tem informação sobre o estado de saúde de Kim, mas não deu detalhes.

Pequim é o principal defensor do regime de Kim, que em 2006 realizou seu primeiro teste nuclear e está incluído na lista de "países patrocinadores do terrorismo" dos EUA.

A China também é o país anfitrião nas conversas multilaterais com as duas Coréias, EUA, Rússia e Japão para o desarmamento nuclear norte-coreano, que começaram em 2003 e que enfrentam um novo empecilho na atualidade. EFE mz/fal

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG