Pequim 2008: Condoleezza Rice não comparecerá à cerimônia de encerramento

Washington, 19 ago (EFE).- A secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, não liderará a delegação de seu país no encerramento dos Jogos Olímpicos de 2008, em Pequim, por causa de suas intensas negociações relacionadas ao conflito entre Rússia e Geórgia.

EFE |

A Casa Branca informou hoje que a responsável pela diplomacia americana não poderá comparecer à cerimônia de encerramento por causa do "desenvolvimento de eventos no mundo", por isto será substituída pela secretária de Trabalho, Elaine Chao, como principal representante do Governo dos EUA em Pequim.

Apesar da cuidadosa escolha de palavras usadas no comunicado da Casa Branca para justificar a ausência de Rice no dia 24 de agosto no encerramento dos Jogos, o Departamento de Estado já tinha contemplado esta possibilidade há alguns dias e disse claramente que se ela não pudesse viajar para Pequim era por causa do conflito na Geórgia.

A Geórgia ocupou a agenda da secretária de Estado desde que começou o conflito com a Rússia pela região separatista da Ossétia do Sul no início de agosto e seus esforços de mediação a obrigaram a viajar em duas oportunidades à Europa. EFE cae/fal

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG