Pente antipiolho é destaque em feira de invenções na Argentina

Um dos principais destaques da feira de invenções da Argentina Innovar 2009, que acontece até sexta-feira em Buenos Aires, é um pente antipiolho. A invenção é um simples objeto de plástico com as garras mais finas do que as do tradicional pente fino utilizado para retirar os insetos do couro cabeludo.

BBC Brasil |

As garras do novo pente deliszam pelos cabelos para limpá-los de todos os insetos.

Segundo os organizadores da exposição, realizada pelo ministério da Ciência, Tecnologia e Renovação Produtiva, o pente já está em fase de produção para ser comercializado.

O ministério recebeu 2.630 projetos e selecionou 400 deles para a feira, que teve início na quarta-feira.

Outras invenções

Além do destaque do pente antipiolho, a feira inclui ainda invenções mais elaboradas, como um computador laptop em braile, que funciona sem bateria.

Outro destaque é um aparelho que detecta problemas de audição nos recém-nascidos e ainda um vaso sanitário ecológico, que apesar de não integrar a feira, está presente no catálogo.

O inventor do sanitário, o arquiteto Miguel Angel Bravo, disse à BBCBrasil que o produto ainda não foi patenteado e por isso não foi exposto. Mas ele explicou que a ideia agradou os organizadores e foi catalogada, mesmo ainda sem foto.

"A descarga que usamos hoje, no vaso sanitário clássico, gera imensas perdas de água. Substituímos, então, essa descarga com o sistema hidráulico por um sistema de água pressurizada, com maior pressão do ar e menos água", disse.

Bravo afirmou que o mesmo vaso ecológico tem um dispositivo que separa o conteúdo sólido do líquido, reciclando os dejetos "para gerar biogás, para cozinha, e a urina para ser usada para regar o jardim".

Outro produto que gerou curiosidade na feira foi um gerador portátil de energia eólica, elaborado por três universitários de desenho industrial para ser levado para acampamentos.

"Este gerador pesa somente três quilos e meio e funciona como os grandes geradores de energia, a partir do vento. Mas a diferença é que ele é muito menor. Tem um minimotor para girar a hélice e um sistema interno pequeno que funciona como armazenador", disse à BBCBrasil Alejandro Gilligan, um dos três inventores do produto.

Leia mais sobre: piolho

    Leia tudo sobre: argentina

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG