Pentágono retira antecipadamente uma brigada do Iraque

O Pentágono vai reduzir antes do previsto o número de suas brigadas de combate no Iraque, que vai passar de 15 a 14, devido à nítida diminuição da violência no terreno, anunciou o próprio departamento da Defesa nesta quinta-feira.

AFP |

A segunda brigada da 101ª divisão aerotransportada, posicionada no noroeste de Bagdá, deixará o Iraque em novembro, e não em janeiro, como estava previsto, informou o porta-voz Bryan Whitman.

A terceira brigada desta divisão, cuja partida também está prevista para novembro, não será substituída, o que reduzirá para 14 o número de brigadas no Iraque. Uma brigada é composta por entre 3.500 e 4.500 soldados.

Cerca de 152.000 soldados americanos estão atualmente posicionados no Iraque, cinco anos e meio depois do início da guerra. Os Estados Unidos já retiraram cinco brigadas em 2008.

Em paralelo, Washington decidiu enviar em novembro ao Afeganistão um batalhão de marines que devia inicialmente ir para o Iraque. Além disso, uma brigada do Exército deve seguir para este país em janeiro. Cerca de 32.000 soldados americanos estão hoje no Afeganistão.


    Leia tudo sobre: iraque

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG