notícia de um jornal britânico segundo a qual as fotografias mostrando abuso de prisioneiros iraquianos incluem imagens do que parece ser estupro e abuso sexual." / notícia de um jornal britânico segundo a qual as fotografias mostrando abuso de prisioneiros iraquianos incluem imagens do que parece ser estupro e abuso sexual." /

Pentágono nega que fotos de prisão no Iraque mostrem estupro

WASHINGTON - O Pentágono desmentiu na quinta-feira a http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2009/05/28/abu+ghraib+fotos+mostram+abusos+sexuais+6397911.html target=_topnotícia de um jornal britânico segundo a qual as fotografias mostrando abuso de prisioneiros iraquianos incluem imagens do que parece ser estupro e abuso sexual.

Reuters |

O porta-voz do Pentágono, Bryan Whitman, disse que o jornal Daily Telegraph mostrou "incapacidade de obter os fatos de forma correta".

"Essa organização de notícias descaracterizou completamente as imagens", disse Whitman a jornalistas. "Nenhuma das fotos em pauta retrata as imagens descritas naquele artigo."

A edição de quinta-feira do Telegraph cita o general da reserva do Exército dos EUA Antonio Taguba, que conduziu uma investigação em 2004 sobre os abusos na prisão iraquiana de Abu Ghraib, dizendo que as fotos mostravam "tortura, abuso, estupro e indecências de todo tipo".

O jornal disse que ao menos uma imagem mostrava um soldado norte-americano aparentemente estuprando uma prisioneira, enquanto outra mostraria um tradutor violentando um prisioneiro.

Outras fotos mostrariam agressões sexuais com objetos, incluindo cassetete, arame e lâmpada fosforescente.

Numa entrevista à revista New Yorker publicada em 2007, Taguba é citado dizendo ter visto um vídeo de um soldado norte-americano de uniforme praticando sodomia com uma prisioneira.

Fotografias de abuso na prisão nos arredores de Bagdá publicadas em 2004 prejudicaram a imagem dos EUA enquanto o país lutava na guerra contra insurgentes no Iraque, causando ressentimento profundo no mundo muçulmano.

Whitman disse não saber se o Telegraph citou Taguba de forma precisa e se tais fotografias tenham sido descobertas durante a investigação sobre Abu Ghaib ou sobre abusos em outras prisões.

Obama veta divulgação

Ele disse que o Telegraph relatou de forma incorreta este mês que algumas das imagens cuja divulgação Obama tenta impedir haviam sido exibidas pela televisão australiana.

"Eu lhes recomendaria cautela sempre que vocês vissem uma história sobre as fotos nessa publicação em especial", afirmou o porta-voz do Pentágono a repórteres. "Eles demonstraram, ao menos em duas ocasiões, incapacidade de obter os fatos de forma correta."

Taguba, que se aposentou em janeiro de 2007, incluiu acusações de estupro e abuso sexual em seu relatório.

Este mês, o governo Obama reverteu sua posição e decidiu se posicionar contra a divulgação das fotos.

Leia mais sobre Iraque

    Leia tudo sobre: iraque

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG