Pentágono manda avião para procurar aparelho da Air France

O departamento americano de Defesa enviou nesta segunda-feira um avião de vigilância da Força Aérea para auxiliar nas operações de busca do aparelho da Air France que desapareceu sobre o Atlântico, com 228 pessoas a bordo, quando seguia do Rio de Janeiro para Paris.

AFP |

O avião da USAF partiu da base do Comando Sul da Força Aérea em Comalapa, El Salvador, às 18H10 local (19H10 Brasília), revelou o Pentágono.

Na manhã de hoje, o ministro francês da Defesa, Herve Morin, pediu ajuda aos Estados Unidos para localizar o avião da Air France, durante uma conversa com o secretário americano de Defesa, Robert Gates.

A Força Aérea Brasileira realiza no momento uma busca noturna para tentar localizar o avião, que desapareceu na noite de domingo.

Segundo o coronel Jorge Amaral, subchefe de comunicação da FAB, a operação é realizada por um Hércules C-130, que tentará localizar um eventual sinal eletrônico de emergência, e por um avião de vigilância R-99, equipado com um potente radar e com um sistema infravermelho que identifica fontes de calor.

"É uma zona no meio do nada e uma busca muito difícil", destacou o coronel, afirmando que a FAB trabalha "com a possibilidade de sobreviventes". "Não podemos desistir.

As operações estão concentradas em uma zona de sombra - sem a cobertura do radar - em pleno Oceano Atlântico, a partir do ponto no qual o avião emitiu o último sinal eletrônico, a 1.100 km da cidade de Natal.

dab/LR

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG