Pentágono diz que Irã ainda não tem capacidade para fabricar bomba nuclear

Washington, 11 abr (EFE).- O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Robert Gates, disse hoje que o Irã ainda não tem capacidade para fabricar uma bomba nuclear e assegurou que o programa do país avança mais lento do que o previsto.

EFE |

"Eles não têm capacidade nuclear ainda", afirmou Gates em declarações à rede de televisão "NBC".

Teerã sustenta que seu programa nuclear tem fins civis, mas Washington e seus aliados suspeitam que o objetivo do regime iraniano é fabricar uma bomba atômica.

"Vai mais devagar que o previsto, mas avançam nessa direção", assegurou o secretário. Ele negou que os Estados Unidos rejeitam a hipótese de o Irã se tornar uma potência nuclear. "Estamos fazendo tudo o que podemos para impedir que o Irã desenvolva armas nucleares".

O americano insistiu que será necessário combinar a pressão econômica com um melhor sistema de defesa antimísseis e uma maior cooperação entre os países do Oriente Médio para frear as ambições iranianas.

Já a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, que compareceu junto a Gates no programa "Meet the Press" da "NBC", afirmou que o país conseguiu obter apoio para as sanções contra o Irã. Suas declarações chegam um dia antes da Cúpula de Segurança Nuclear de Washington, que reunirá representantes de 47 países. EFE tb/jcn-sa

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG