preocupante série de ataques em Cabul - Mundo - iG" /

Pentágono considera preocupante série de ataques em Cabul

Uma série de ataques mortais que teve como alvos prédios oficiais na capital afegã é preocupante e representa o último sinal da tentativa dos talibãs de abalar o governo de Cabul, indicou nesta quarta-feira um porta-voz do Pentágono.

AFP |

"Esses ataques foram audaciosos, vergonhosos e preocupantes", disse Bryan Whitman durante uma entrevista coletiva à imprensa, afirmando que o Exército americano iria "estudar esse tipo de atividades para ver se há um fio condutor".

Três ataques lançados quase simultaneamente nesta quarta-feira por terroristas suicidas talibãs contra prédios oficiais, dentre os quais dois ministérios, deixaram pelo menos 26 mortos e 55 feridos na capital afegã, em sua maioria civis.

"Estou certo de que o governo afegão vai examinar todos os aspectos desse ataque para determinar porque ele teve tanta eficácia", afirmou Whitman, referindo-se a "uma série de ataques trágicos".

O porta-voz disse que não podia se pronunciar sobre as eventuais medidas de segurança que poderiam ser tomadas pelas forças da Otan no Afeganistão em resposta aos ataques dos talibãs.

"Creio que assistimos nas últimas semanas a ações que mostram que os talibãs procuram sempre comprometer o sucesso do governo (afegão)", disse o porta-voz do Pentágono.

Os talibãs, derrubados do poder no final de 2001 por uma coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos, intensificaram sua insurreição nos últimos anos, atingindo inclusive o coração da capital protegida pelas forças afegãs e estrangeiras.

O presidente americano Barack Obama deverá tomar uma decisão "nos próximos dias" sobre o envio de mais soldados para fortalecer o contingente de 70.000 militares das duas forças internacionais presentes no Afeganistão, a da Otan e a comandada pelos Estados Unidos.

ddl/dm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG